quarta-feira, 3 de março de 2010





primeia raça de cão que eu quero postar aqui , em homenagem ao meu billy =]


Dachshund, teckel, basset, cofap, salsicha, seja qual for o nome o pequeno Dash ganha simpatia e apego ao dono.

Todos os Teckels fazem parte de uma única raça, que possui ao todo nove variedades, três tipos de pelagem que podem apresentar, cada uma três variedades de tamanho: tamanho padrão, tamanho anão, tamanho miniatura ou kaninchen. Esta raça, chamada Teckel ou dachshund (cão texugo) ocupa sozinha ogrupo 4 da FCI, mas está incluída no grupo dos Hounds segundo o TKC (classificação britânica) e o AKC (classificação americana).

variedade de pêlo curto é a mais antiga e a mais popular entre todas as variedades de Teckel ou dachshund, e deu origem às variedades de pêlo longo e de pêlo duro , ficou popular no Brasil como cachorro salsicha ou como o mascote da “Cofap”, ainda existem alguns que o chamam de “basset”, mas este nome não é correto para a raça. Não se sabe ao certo qual seria a data de origem do teckel, mas em 1561 ele já é registrado em livros de gravuras na Alemanha . É provável que tenha se originado do cruzamento entre o pincher e uma variedade baixa ou “basset” do bruno do jura. A raça foi desenvolvida com o objetivo de caçar texugos, para isto deveria ser um cão corajoso e determinado, capaz de entrar nas tocas dos Animais e expulsá-los de maneira que ficassem ao alcance dos caçadores.

As três variedades de tamanho são classificadas pela circunferência da sua caixa toráxica que é considerado o fator mais importante para determinar em quais túneis o teckel é capaz de entrar. A variedade menor, chamada de Kaninchem (coelhinho) ou minitura, foi desenvolvida especialmente para caçar coelhos.

* O teckel padrão tem circunferência toráxica superior a 35cm
* O teckel anão tem circunferência toráxica entre 30cm e 35cm
* O teckel miniatura tem circunferência toráxica inferior a 30cm

É cão rústico, corajoso e resistente, tem temperamento independente e pode ser dominador com relação a outros cães. É um bom cão de companhia, amável e carinhoso, pode ser ciumento com relação ao seu dono. É bastante alegre e brincalhão, a variedade de pêlo curto é a mais ativade todas. A raça, por seu comportamento determinado e independente é normalmente considerada teimosa (49ª colocação norankin da inteligência canina de Stanley Coren) mas se adapta fácil aos hábitos da casa.


É um bom cão de apartamento, mas precisa de passeios frequentes, de preferência diários, para se exercitar. Devido a sua coluna comprida, o Teckel, qualquer uma das variedades, nunca deve ser estimulado a saltar de locais altos ou subir e descer escadas e nem deve ser segurado pelos seus donos de maneira que force a coluna, ou isto pode ocasionar traumas nas vértebras. Os donos também devem manter uma higiene regular nas orelhas e nos dentres do Teckel. Esta raça pode vir a ter problemas de obesidade ou sobre-peso que podem ser evitados com a alimentção correta e com a escolha do filhote e dos pais da ninhada.





Cofap e cão salsicha

O Dachshund ficou mais conhecido do público brasileiro graças à uma série de propagandas feitas pela agência W/ Brasil para a empresa Cofap, que vendia suspensões para automóveis. As propagandas foram exibidas de 1989 a 1993 usavam um grande apelo emocional, mostrando o cãozinho em diversas situações (geralmente ajudando a família).

A primeira propaganda mostrava o cão e o produto comercializado (suspenão aoutomotiva), devido às suas semelhanças. Depois disso, a agência investiu mais no conceito da propaganda. Uma mostrava-o tentando impedir que a família viajasse por causa dos amortecedores vencidos, se deitando na frente do carro Também havia outra propaganda com o Dachshund descendo uma rua em um carrinho de rolimã. O slogan publicitario era: "o melhor amigo do carro e do dono do carro". A propaganda ganhou vários prêmios como no festival de CANNES

Com isso o Dachshund caiu na cultura popular, passando a ser também conhecido também como "cofap" (talvez também por causa da dificuldade de se pronunciar Dachshund em português), e até hoje as pessoas se referem à raça por este nome.




o teckel tem o apelido de '' salsicha''




Doenças :

As mais comuns são: hérnias de disco (por causa da coluna longa), cálculos renais (se a alimentação possuir alto teor de proteína e magnésio), tumores mamários e otites.
Evite que ele pule de grandes alturas para evitar problemas na coluna, pois, é muito longa. Acostume-o desde a caminhar por grandes distâncias.


post em homenagem ao me cachorro billy s2



Nenhum comentário:

Postar um comentário